sábado, 14 de janeiro de 2017

HOSPITAL DE CARIDADE DE MOSSORÓ



No dia 24 de março de 1930 foi fundado a Sociedade Hospitalar de Caridade de Mossoró, com a finalidade de suprir a deficiência de assistência médica existente na época, com sérios prejuízos para a população de Mossoró e de toda região oeste.
Mossoró, em 1930 já era um ponto de convergência de todos os municípios circunvizinhos, não só do nosso Estado como também de algumas comunas do Ceará e da Paraíba.
Em 1932. Iniciada a construção do Hospital de Caridade, ocorria uma endemia em Mossoró e, entre as paredes do hospital apenas iniciado, já dezenas de pessoas foram abrigadas e isoladas do restante das que ainda não tinham sido atingidas por uma misteriosa doença posteriormente identificada.
    Em 1937, quando o hospital já contava com duas  lãs para enfermos, na parte térrea e uma n para administração, além de alojamento para a Comunidade das irmãs de Caridade, sentiu-se a necessidade de uma ampliação.
    Os diretores executaram a ampliação planejada e, a partir daí, o Hospital da Caridade de Mossoró passou a oferecer à população mossoroense melhor assistência médica, tanto e termos de espaço físico como de técnicas.
 Já em 1958, dispunha o Hospital de Caridade de duas enfermarias separadas para homens e mulheres, quartos para clientes particulares e no pavimento superior, uma moderna sala de cirurgia, que atendia razoavelmente às necessidades e aos requisitos da época.
    Nessa época, a Sociedade Hospitalar de Caridade fazia um tipo de assistência a toda população diferente, pois prestava  assistência  a toda população, de maneira indiscriminada, atingindo a todas as camadas sociais da Zona Oeste.
 Como as necessidades da cidade aumentassem, também cresceram as necessidades do Hospital. Paramente à essa situação, começaram as dificuldades pata o atendimento à população de baixa ou nenhuma renda.
      Posteriormente, com o nome com o nome de Hospital Duarte Filho, tem suas instalações físicas ampliadas, pois atende através da Previdência Social.
A grande massa de previdenciários fez com que o Hospital Duarte Filho aumentasse o número de leitos e adquirisse equipamento hospitalar moderno e adequado para seu tipo de atendimento.
    O Hospital Duarte Filho oferece 90 leitos em boas instalações, com um corpo médico composto por trinta profissionais e uma estrutura de apoio de oitenta funcionários, entre enfermeiras, atendentes e pessoal administrativo.
FONTE: JORNAL O MOSSORENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A CIDADE DE MOSSORÓ ESTÁ SITUADA NA MICRORREGIÃO MOSSORÓ, MESORREGIÃO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE, A SEGUNDA MAIOR URBE POTIGUAR, TERRA DE SANTA LUZIA, TERRA DO SOL, TERRA QUE COMBATEU LAMPIÃO, TERRA DO PETRÓLEO